Há 16 anos visando prevenir ocorrências de acidentes graves e implementar o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário em rodovias estaduais paulistas, alinhado a estrutura das Residências de Conservação das Divisões Regionais, foram criadas as UBA’s – Unidades Básicas de Atendimento que operam nas rodovias do Estado sob a jurisdição do DER – Departamento de Estradas de Rodagem.
Ao longo dos anos, novas UBAs entraram em operação, levando o atendimento aos usuários de rodovias que demandem a intervenção da operação rodoviária, tanto em casos de acidentes com vítimas, como em ocorrências de vão desde simples defeitos mecânicos.
Ontem, 20, a pedido do JR, a reportagem obteve acesso aos Resumos Operacionais da UBA do DER de Dracena. Os documentos trazem estatísticas sobre a operação em rodovias da região.
Atualmente a unidade opera em trechos de quatro rodovias estaduais: SP-294 (Rod. Cmdt. João Ribeiro de Barros); SP-425 (Rod. Assis Chateaubriand); SP-563 (Rod. Euclides de Oliveira Figueiredo) e SP-501 (Rodovia Julio Budisk), totalizando quase 260 quilômetros de vias cobertas pela unidade na região de Dracena. Ainda, outras 20 estradas vicinais em municípios da região, também são contempladas com a operação da UBA em seus trechos.
No ano passado, de janeiro a dezembro, a unidade registrou 432 acidentes em estradas da região, 264 com vítimas. Esses acidentes totalizaram 468 vítimas, 26 pessoas morreram e outras 119 se envolveram em acidentes graves. No mesmo período, a UBA registrou 10 atropelamentos, seis pessoas morreram. No período, foram identificados 15 pontos de alagamentos nas vias, 18 ocorrências com quedas de carga de veículos, 32 focos de incêndios às margens das rodovias, 22 dispositivos de sinalização danificados e 122 obras em andamento.
Nos primeiros 49 dias deste ano, 67 acidentes já haviam sido registrados pela unidade, a maioria com vítimas. Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 16 foram vítimas graves em quase dois meses deste ano. Ao menos, nenhum atropelamento ocorreu nas estradas da região, no entanto, foram identificados oito dispositivos de sinalização danificados e outras seis construções em andamento às margens das rodovias. Lembrando, que toda e qualquer obra próximas a rodovias estaduais, devem ser comunicadas ao DER para autorização prévia.