Plagiando o notável poeta Olavo Bilac, autor da poesia que epígrafe estas anotações que iremos descrever sobre o querido colega médico, Dr. José Poli falecido há dias, que juntamente com o Dr. Hélio Teresino, o irmão Carlos Poli e o Dr. Pedro Bocca Neto eram os intelectuais de nossa querida cidade.
Lembro perfeitamente do bate papo informal que nós médicos tínhamos na sala própria na Santa Casa de Dracena, aos domingos, onde os Drs. José Poli e Pedro “Boquinha” fizeram uma confabulação sobre a mitologia Greco-Romana. Cada qual se lembrava das reminiscências intelectuais dos escritores tão decantados em nossas aulas de literatura: a começar pelo celebre Vergílio que escreveu a “Eneida”, contando que o rei de Tróia encurralados pelos gregos mandou construir um enorme cavalo oco e saiu da cidade murada por ele, ficou conhecido como: “O Cavalo de Tróia”.
Homero também foi outro autor que se notabilizou sobre o mesmo assunto, falaram do mesmo orador e tribuno Cícero; também do filosofo grego Sócrates, autor da famosa frase: “Conhece-te a ti mesmo”, que tomou cicuta para dar exemplo aos seus alunos; que Aristóteles, maior orador da idade média foi à beira da praia falar para as ondas do mar afim de aperfeiçoar sua oratória, pois era gago; que Leônidas nas Termófilas na passagens dos Pirineus venceu os Tersas nas guerras. Lembraram de Asclépio, o deus grego da medicina, juntamente com Hipocrates, o fundador da mesma.
Lembrando da historia universal relataram os fatos da famosa Cleópatra, rainha dos egípcios; acabou com o reinado dos Faraós com o seu encantamento com os imperadores romanos: Marco Antônio e Otávio.
Com estes relatos deixo as minhas saudades e condolências à família deste letrado e culto médico que também deixou gravado na memória de inúmeras famílias que ele atendeu e curou durante quase meio século.
Dr. Arnon Henrique Tavares, médico contemporâneo do Supra Sumo.