Vamos falar do golpe militar de 1964 sim, não podemos aceitar as torturas e vidas que foram tiradas. Vamos falar também que este golpe só teve sucesso graças ao amplo apoio civil, com participação da sociedade, políticos e meios de comunicação, conforme noticiou o Jornal Valor, do dia 14,15 e 16 de março deste ano.
Vamos falar também que este golpe não foi algo repentino. Documentos encontrados, por Denise Rollemberg, professora na Universidade do Rio de Janeiro, no arquivo público do RJ, atestam que desde 1962 Cuba apoiava grupos com fornecimento de armas e dinheiro, além de comprar fazendas em Goiás, Acre, Bahia e Pernambuco para funcionar como campo de treinamento.
No dia 4 de dezembro de 1962, o jornal O Estado de S. Paulo, noticiou a descoberta de um campo de treinamento de guerrilha em Dianópolis (TO), em uma das três fazendas compradas pela MRT, Movimento Revolucionário Tiradentes.
Conforme relatou o ex-deputado federal Almino Affonso, no referido Jornal Valor. “O Golpe fez parte da história do século XX, capítulo do entrechoque entre Estados Unidos e União Soviética. Sem considerar a Guerra Fria não se entende o golpe no Brasil”.
*morador de Dracena