A Secretaria de Saúde de Adamantina recebeu a confirmação do primeiro caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) em humanos de 2014. A vítima é uma mulher de 43 anos, moradora da Vila Jamil de Lima. 

A adamantinense recebeu tratamento adequado e receberá acompanhamento pelos próximos três anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Este é o primeiro caso da doença, que desde 1999 atinge as cidades do centro-oeste paulista.
Antes mesmo da confirmação, agentes comunitários de saúde realizaram trabalho de busca-ativa em um raio de 200 metros da casa da vítima para a identificação de pessoas com sintomas da doença, mas não houve novas suspeitas da doença.
SINTOMAS – O período de incubação é bastante variável tanto para seres humanos como para cães. Em humanos o período de incubação varia de 10 dias a 24 meses, sendo em média de 2 a 4 meses. Em cães o período de incubação pode variar de 3 meses a 7 meses, sendo que, em alguns casos, a doença pode ocorrer anos depois da infecção.
No homem os sintomas são: febre constante, perda de apetite, palidez, emagrecimento, aumento do baço e fígado. Podem ocorrer sintomas hemorrágicos, tosse seca, edema nos membros e nas faces, bronquite e cílios alongados.
No cão: crescimento grande das unhas, emagrecimento, apatia, olhos lacrimejantes, queda de pêlos, descamação e feridas na pele, especialmente no focinho, orelha, cauda, patas e paralisia nas patas traseiras.
Em caso de sintomas, o cidadão deve procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou entrar em contato com o agente comunitário de seu bairro. Mais informações na Secretaria de Saúde de Adamantina pelo telefone (18) 3502-3130.