A Escola Estadual Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça tem realizado um trabalho de conscientização para evitar a entrada tardia de alunos do período matutino na unidade. Segundo a direção da escola, alguns estudantes têm chegado atrasados para as aulas cada vez com mais frequência.
Para impedir o abuso, por parte desses adolescentes, foi criado o projeto “Um olhar diferenciado para a aprendizagem”, onde é repassada ao aluno a importância do comprometimento e responsabilidade. Com isso, a escola comunicou com antecedência aos estudantes que atrasos não seriam mais tolerados, e que os alunos entrariam após o horário, somente acompanhados pelos pais ou responsáveis.
A diretoria deixou bem claro que o objetivo da regra não é mandar o aluno embora da sala de aula, pelo contrário, é fazer com que ele apenas cumpra com as obrigações. “Existe um grande abuso por parte desses estudantes e alguns deles estavam chegando atrasado todos os dias. É uma falta de respeito com aqueles que chegam no horário”, argumentou o diretor da escola, Edson Fávero.
As aulas são iniciadas todos os dias às 7h, com tolerância até as 7h10. Mesmo com a pequena tolerância oferecida pela escola, alguns adolescentes insistiam em entrar após o horário proposto.
O professor Juliano Bertolini mencionou que o problema é característico apenas no período da manhã, e que a escola não sofre com o atraso de estudantes dos períodos vespertino e noturno.