A Secretaria da Educação do Estado distribuiu no mês passado novo acervo cinematográfico para todas as escolas estaduais. Foram entregues seis novos filmes de diferentes gêneros e estilos para serem usados em salas de aulas, como parte do programa “Cinema vai à Escola”. O objetivo é propiciar aos estudantes e professores o acesso a produções cinematográficas, por meio de temas relacionados ao currículo do ensino médio, considerando o interesse e as necessidades do público jovem e adulto. Os novos títulos são ‘Não por Acaso’; ‘Os Pássaros’; ‘12 Homens e uma Sentença’; ‘Oliver Twist’; ‘Quanto mais Quente Melhor’ e ‘Luzes da Cidade’.
A cada ano o acervo das escolas se amplia. Com o objetivo de aumentar o repertório cultural dentro das salas de aulas, os filmes são trabalhados com os alunos em diversas disciplinas. Após o filme, os alunos devem apresentar relatórios, resenhas e artigos com seu ponto de vista.
TEATRO – Quarenta alunos do 1º ano da Escola Estadual Alfredo Machado, conferiram na manhã de quinta-feira, 21, a peça teatral “Danton”, no Sesc de Presidente Prudente. A peça conta a história dos últimos dias da existência de Georg Jacques Danton, um dos maiores líderes da Revolução Francesa. A ida até o Sesc faz parte do projeto “Escola em Cena” que contribui com a criatividade e a capacidade de análise crítica dos estudantes do ensino médio no contexto cultural.
A aluna Elisângela Barbosa Soares, do 3º ano, teve a oportunidade de assistir várias peças graças ao projeto. Ela comentou que a experiência ajuda a ampliar os horizontes, uma vez que, após a apresentação os alunos debatem os pontos mais interessantes. “Os trabalhos em sala de aula ficam bem mais fáceis”, disse. Já Weslei Gabriel, do 1º ano, nunca foi ao teatro e disse estar ansioso para assistir sua primeira peça.