No Salmo 8, versículos 3 e 4, encontramos a seguinte afirmação: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?”

Davi faz comparação de grandezas, ou seja, um céu povoado de astros de dimensões que não podemos medir. Milhões, bilhões de quilômetros que o homem nem pode imaginar. Um céu repleto de estrelas, planetas, luas.
Depois de tantas descobertas científicas, hoje podemos acrescentar a essa comparação os seres de um universo que também não podemos ver a olho nu, o universo microscópico.
Ao refletir a respeito da criação, deparamo-nos com um Deus que se manifesta. Ele se permite conhecer em seus atributos mais profundos através da criação: “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistos claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma” (Romanos 1.20).
Davi, admirado, não conseguiu ficar sem reação diante da presença de Deus entendida através de sua criação. Emocionado, numa atitude de humildade ele pergunta: qual o tamanho do homem? Davi sentiu em seu coração o quanto ele era pequeno. Curvou-se reverentemente a Deus diante do vasto universo reconhecendo que nada pode se comparar ao Criador, que é maior que tudo e todos!
Ah! Se todos os seres humanos chegassem a essa percepção! Alguns, diante da beleza da criação e da grandeza do mesmo céu tomam atitudes diferentes. Julgam-se maiores que tudo e todos, querendo igualar-se em estatura ao Senhor. Outros adoram a criação, esquecem-se do eterno, poderoso criador e sustentador do universo. Deus é mais importante do que sua obra.
Estamos no início da primavera, estação em que a natureza mostra toda a sua beleza e exuberância. Aproveite para refletir na grandeza, poder e sabedoria de Deus ao criar tudo o que você pode admirar com os teus olhos.
Agradeça pela tua vida, pois você é a coroa da criação de Deus, recebendo diretamente dele o fôlego da vida! Ele te criou e te sustenta e ainda se preocupou com a tua salvação ao enviar o seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer em teu lugar! Que o Senhor te abençoe poderosamente!

*pastor e missionário presbiteriano