Fim de ano chegando os pais e responsáveis começam a preparar o bolso para o aumento das mensalidades escolares do próximo ano. A partir de 2015, as escolas particulares de Dracena sofrerão reajuste de 9% a 10% nas mensalidades. Materiais escolares e taxa de matrícula terão um acréscimo de 7% a 10%. A maioria das instituições aproveitou o período de rematrícula para avisar os responsáveis sobre o aumento.
Os valores ficarão acima da inflação deste ano. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar neste ano em quase 6%, segundo economistas do Banco Central. Além da inflação, a explicação para algumas das escolas é o aumento do dissídio dos professores previsto para março.
De acordo com a lei que regulamenta o reajuste da mensalidade escolar (Lei n.º 9.870), não há um índice a ser seguido pelas escolas. Portanto, o aumento fica a critério de cada instituição de ensino. No entanto, o valor do reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez no período de 12 meses.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), aconselha que muitos consumidores podem solicitar descontos na escola. Quem paga em dia ou possui mais de um filho matriculado na mesma instituição normalmente tem mais argumentos na hora de negociar com a instituição.