A Justiça Eleitoral de Dracena, realizou nessa sexta-feira, 19, durante todo o dia, na Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), os treinamentos para os mesários que irão trabalhar em Dracena e Ouro Verde, no primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro e no eventual segundo turno, 26 de outubro.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, o comparecimento foi bom, apesar da chuva que prejudicou um pouco a presença de alguns mesários. “Dos 600 mesários convocados para trabalhar em Dracena e Ouro Verde, somente cerca de 50 a 60 não participaram, o que estava previsto”, explica.
O Cartório Eleitoral vai entrar em contato com os mesários que não puderam comparecer e realizar uma reunião separada, que deve ocorrer no próprio Cartório.
O treinamento foi dividido em três turmas, de manhã e à tarde e chamou a atenção a quantidade de jovens convocados para trabalhar como mesários nas eleições. “A participação do jovem no processo eleitoral é um passo importante”, considera Auresco.
Houve exibição de um vídeo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contendo orientações aos mesários de situações específicas que ocorrem no dia das eleições. Em seguida, o chefe do Cartório reforçou as informações e respondeu dúvidas dos participantes. Os funcionários do Cartório também estiveram presentes.
O juiz eleitoral da Comarca, Roge Naim Tenn, não pode comparecer porque estava com compromissos assumidos em São Paulo.
FISCALIZAÇÃO – Com a proximidade das eleições, a Justiça Eleitoral está intensificando as fiscalizações e orientando os partidos quanto às proibições das propagandas dos candidatos. Os materiais posicionados irregularmente, como os cavaletes, estão sendo recolhidos.
APOIO – Moacir Auresco informa, ainda, que amanhã, 22, duas reuniões estão programadas no Cartório Eleitoral. Às 14h, com diretores das escolas onde as votações serão realizadas e às 16h30, com as equipes de apoio para os dias das eleições (1º e 2º turnos).