Na quarta-feira, 17, no prédio da Câmara Municipal de Paulicéia, aconteceu palestra sobre Desafios para a Implementação do PMS (Planos Municipais de Saneamento), PMGIRS (Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos) e alinhamento ao Plano Diretor Municipal. O evento ficou a cargo do palestrante do Instituto Acqua Brasil, Adalberto Joaquim Mendes.
Entre os temas abordados destacou-se a política nacional de saneamento básico (Lei 11.445/07, Decreto 7.217/10 e Decreto 8.211); visão integrada do saneamento municipal; política nacional de resíduos sólidos (Lei 12.305/10 e Decreto 7.404/10); Plano Diretor com vetor na organização do município, e desafios para implementação dos planos – organização municipal para obtenção de financiamento para execução das obras de saneamento.
A palestra contou com a participação de convidados de Paulicéia, Panorama, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho, Nova Guataporanga e Tupi Paulista.
De acordo com a organização, o evento teve o intuito de esclarecer dúvidas e mostrar aos participantes (prefeitos e representantes dos municípios) de como é necessário buscar conhecimentos e tecnologias novas de baixo custo, bem como, parcerias que possam ajudar as cidades da região. “Como sabemos, os municípios passam hoje por dificuldades financeiras e não possuem ou não conseguem contratar uma equipe técnica capacitada, que consiga dar o devido suporte as suas prefeituras, para que as mesmas possam gerir estes planos municipais e buscarem verbas nas esferas federal e estadual, para assim, poderem executar as obras necessárias em seus municípios”, explicou Emerson Pitanga Bláia, coordenador do Plano Diretor no município.
Também esteve presente Giovanni Checchin, presidente do Instituto Acqua Brasil, que ficou bastante satisfeito com a participação e presença dos participantes da região, e se colocou a disposição para realizar futuras parcerias com os municípios, ajudando-os a gerir seus planos municipais e capacitar seus funcionários para executar as tarefas cabíveis aos planos.