O mau tempo no início da manhã de domingo, não afastou alunos e professores de Brasilândia (MS) da participação nas atividades cívicas alusivas ao dia 7 de setembro, comemoração dos 192 anos da Independência do Brasil.
A Fanfarra Municipal de Brasilândia (Fambra) abriu o evento cívico com a execução dos hinos nacional brasileiro e do município de Brasilândia. Logo após a apresentação, o grupo seguiu para Bataguassu, onde participou das atividades também alusivas à data comemorativa.
Logo na sequência, o prefeito Jorge Diogo, a secretária de Educação Débora Ladeia e o vereador Paulo Sérgio Abreu, hastearam as bandeiras enquanto os estudantes da Escola Municipal Antônio Henrique Filho participaram de um coro que entoaram o Hino Nacional e as crianças dos Centros Educacionais Infantis Professora Carmelita Barbosa Caitano, Professor Henrique Mendonça Quintino e Gisely Hippler cantaram o Hino de Brasilândia. Além disso, foi cantado também o Hino da Independência.
Depois, as crianças se juntaram com os adultos para participarem do 2º Passeio Ciclístico que circulou a Praça Santa Maria e seguiu para o Estádio Municipal Joaquim Cândido da Silva.
No Estádio, as crianças participaram do 2º Festival de Pipas. Porém, devido à chuva foi antecipado o encerramento do evento e entregue as premiações.
Na categoria de Menor Pipa, Alexandre Rodrigues Carlos Filho recebeu um troféu. Na maior, Caio Henrique Machado Vicente Mendes também ganhou um troféu. A mais exótica foi a de Cássio Rogério, que ganhou o prêmio.
No passeio ciclístico, foram entregues medalhas para a maior bicicleta, pertencente a Daniel Júnior; a menor para Rafaela Vicente e um troféu para a mais enfeitada que foi a de Geovana Vicente.
Além disso, as diretoras das escolas e Centros Educacionais Infantis receberam um troféu de participação do Passeio Ciclístico.
O prefeito Jorge Diogo lembrou que o Hino Nacional é executado diariamente no Exército e destacou o desempenho das crianças durante as atividades cívicas. “Parabéns aos estudantes que, desde cedo, já estão aprendendo a importância do patriotismo”, disse.