A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia (MS) informa que já começou a realizar a vacinação contra a hepatite A destinada para crianças que estão entre 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias, entretanto, o Ministério da Saúde ainda não enviou doses suficientes e por isso a prioridade é que a vacinação seja para aquelas que fazem aniversário neste mês.
Em outubro, será a vez das crianças que nasceram em outubro e assim subsequente. A dose é única e a proteção é permanente. Os pais devem procurar a unidade mais próxima de sua casa para levar as crianças para tomarem a vacina.
A vacina contra hepatite A entrou neste ano no calendário infantil, por conta da incidência da doença no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos ocorrem 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.
A doença pode ser assintomática, porém, pode evoluir para quadros graves como insuficiência hepática. Os sintomas principais são: febre, náuseas, vômito, icterícia (quando a coloração da pele fica amarelada), urina escurecida e fezes esbranquiçadas.
A principal forma de contágio da doença é pelo contato com o vírus, presente em grande quantidade nas fezes das pessoas contaminadas. A transmissão é feita por alimentos mal preparados e água contaminada. A disseminação da doença está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.
VACINA H1N1 – Outro pedido é para que os pais ou responsáveis levem a criança para tomarem a segunda dose da vacina contra a H1N1. Sem a segunda dose, a criança não vai estar imune à gripe. A Saúde pede a colaboração de todos, pois o município ainda não atingiu a meta.