A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá a campanha de vacinação antirrábica no mês de novembro. Será feita nos dias 29 e 30 na área urbana da cidade e no dia 1º de dezembro na área rural.
O diretor do CCZ e médico veterinário, Ivan José Borges, informa que no geral deverão ser vacinados aproximadamente cinco mil animais, entre cães e gatos. Trabalharão na aplicação das doses equipes do CCZ, Etec Prof.ª Carmelina Barbosa e Vigilância Sanitária.
A vacina é importada, segundo Ivan Borges, e oferecida pelo Governo do Estado. O diretor do Centro orienta os donos de animais para que no dia da vacinação não deixem a tarefa para as crianças desenvolverem evitando riscos de acidentes. “Evite mandar as crianças levar os animais para serem vacinados, é mais seguro que um adulto os leve”, frisa Ivan Borges.
Ele ressalta a importância da vacinação, uma vez que no passado Dracena já registrou a morte de uma mulher por raiva.
INDICAÇÃO – Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). As seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.
RAIVA – A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como: manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos; não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão; ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima; em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos. Isso evita o contato com morcegos.