A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve junto à Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem e Resíduos Sólidos (Cotrares) de Dracena, a campanha coleta de óleo de cozinha usado que vem auxiliando os cooperados.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho, nesse ano já foram coletados aproximadamente 2,8 mil litros de óleo de cozinha usado. “A cada quatro litros de óleo usado, é feita a troca por um litro de óleo novo de cozinha”, informa.
A troca do óleo usado pelo novo é feita pela empresa Granol, com a qual a Secretaria e a Cooperativa mantêm parceria na campanha. O óleo novo fica para o cooperado e o inutilizado é transformado em biodiesel.
A retirada do óleo usado nas casas é feita junto à coleta seletiva do lixo na cidade. “Os próprios cooperados recolhem o óleo queimado e normalmente são embalados em garrafas pets”, explica o secretário.
O óleo recolhido é depositado na sede da Cotrares que fica no bairro Iandara, na área do aterro sanitário e depois é encaminhado à empresa Granol.
Para se ter uma ideia da aceitação do programa junto à população, o secretário lembra que no final de agosto foi realizada a campanha da troca do óleo. “Somente em um dia, foram arrecadados 980 litros de óleo usado, a adesão da população é fundamental nesse programa”, explica o secretário.
PERIGOS – Antenor ressalta que os danos para o meio ambiente, do óleo usado descartado nas pias de cozinhas. “O óleo queimado chega aos mananciais e somente um litro vai contaminar mais de um milhão de litros de água saudável”, explica.
SERVIÇO – O óleo de cozinha usado pode ser encaminhado à Secretaria da Agricultura que está localizada no recinto da Fapidra.