Nesse final de ano, novas empresas estão se instalando em Dracena, movimentando o comércio nas contratações de funcionários e com as expectativas de atrair um público alvo na cidade e municípios da região.
São lojas de diversos segmentos que incluem franquias do ramo de alimentação, calçados e bolsas, vestuários, consultorias e tecnologia industrial, entre outros.
Segundo a gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Dracena (ACE), Rosana Valcezi, a instalação de novas empresas vem ocorrendo há algum tempo na cidade, mas é a primeira vez que um número significativo de lojas se instalam simultaneamente na cidade.
Nesses últimos dois meses, de acordo com levantamento da ACE, estão sendo instaladas as lojas exclusivas de marcas reconhecidas no País como a Malwee e a Hering no ramo de vestuários, Arezzo, no setor de calçados e bolsas, Subway e Mix Potatoes, na alimentação.
“Essas iniciativas consolidam Dracena como polo regional do comércio, a tendência é que novas empresas se instalem na cidade, mesmo sem um shopping na cidade, vão funcionar como lojas no comércio”, explica Valcezi.
Conforme a gerente, para uma franquia começar a funcionar é realizado um trabalho prévio de pesquisas de mercado. “Esse é o indicador que as empresas são viáveis e o município comporta empresas desses portes”, acrescenta Valcezi, ressaltando que a geração de empregos é um dos principais benefícios.
A diretora do setor de arrecadação da Prefeitura, Matilde Lopes de Oliveira Santos enfatiza que uma nova empresa sempre é bem vinda à cidade. Para funcionar, é necessário o alvará e licença da Prefeitura.
O que chama a atenção, de acordo com a diretora é que são lojas mais voltadas para o público jovem, como nos vestuários. Quanto à arrecadação de impostos para a Prefeitura, Matilde explica que não há como quantificar porque são incluídos nos repasses do Imposto de Circulação Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) pela Secretaria Estadual da Fazenda.
EMPREENDEDORES – Entre os novos empreendedores está a empresa Valentino Técnica, de origem italiana e que está se fixando em Dracena. “Oferece treinamentos para qualificação de profissionais, consultorias e comercializa produtos de tecnologia avançada no setor elétrico, melhorando a eficiência energética das empresas”, informa a CEO da Valentino, Simona Leporati.
Em Dracena, a Valentino Técnica mantém parceria comercial com a empresa Jura Poços e na área de tecnologia, representa as multinacionais Finder e Scame.
MODA – No setor de vestuários, já está em funcionamento a loja qualificada da marca Hering que começou a funcionar no último dia 22 de outubro. Segundo o gerente, Edson Ferreira da Silva, cinco funcionárias foram contratadas e nos próximos dias, outras duas serão contratadas para o período de final de ano.
A loja comercializa roupas como camisetas, moda feminina, praia, entre uma variedade de produtos. “O cliente que entra na loja, já tem conhecimento da qualidade do produto”, enfatiza.
As franquias que estão em fase de instalação na cidade, incluem as marcas Malwee, também de confecções voltada para o consumidor jovem, a Mix Potatoes e Subway no ramo de alimentações.