Desde novembro, os agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal de Dracena começaram a usar uma nova fórmula de inseticida nos trabalhos de nebulização para eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Antes, o veneno era diluído no óleo de soja, agora a diluição ocorre à base de água.
A equipe da Vigilância considerou a mudança positiva uma vez que o inseticida a base de óleo de soja tinha um cheiro forte e deixava camadas de gordura nas paredes, pisos, janelas e portas, o que gerava reclamações e  até mesmo, em alguns casos, os moradores se recusavam a permitir a aplicação. Esta nova composição tem baixo odor e a eficácia é a mesma, ou seja, quando aplicado elimina os mosquitos que estiverem no local.
A Vigilância salienta que é muito importante que os moradores permitam a aplicação do veneno em suas residências, pois a transmissão da doença só acaba quando o vetor (mosquito Aedes Aegypti) é eliminado.
APLICAÇÃO DO VENENO – Prepare sua casa tomando as seguintes providências: mantenha janelas e cortinas abertas, facilitando a entrada do inseticida em sua casa; guarde em lugar fechado ou cubra qualquer tipo de alimento, depósito de água ou material de cozinha; guarde em lugar fechado ou cubra roupas limpas e retire a roupa do varal mesmo que molhada; cubra ou vire os bebedouros e gaiolas; cubra carros que estiverem no quintal ou retire durante a aplicação; colha frutas e verduras antes da aplicação do veneno ou após cinco dias e lave-as bem antes de consumi-las; durante a aplicação permaneça na calçada, junto com as crianças; só entre em casa depois de 30 minutos da aplicação do inseticida; no caso de pessoas doentes e acamadas, mantenha a porta e as janelas dos quartos fechadas durante a aplicação, ligue o ventilador e abra 30 minutos após a aplicação.