A Secretaria de Saúde de Tupi Paulista, através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) anuncia para hoje, 7, a realização do Dia “D” de combate à dengue e à chikungunya. O objetivo é promover medidas de prevenção a estas doenças, com o envolvimento de toda sociedade na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a profissional de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Vigilância, Lienai Nascimento, “o momento é de preocupação, uma vez que temos a circulação do vírus da dengue em toda a região com a transmissão da doença”.
Segundo Lienai, o índice predial (IP) e a Avaliação da Densidade Larvária (ADL) Regional no mês de janeiro ficou em 3.3, colocando as autoridades de saúde em estado de alerta. “Historicamente o período de maior transmissão da dengue na região ainda está por vir, que são os meses de fevereiro, março, abril e maio”.
Além do Dia “D” a Emvicen programou para a próxima semana um arrastão emergencial em toda a cidade, com a realização de bloqueio, nebulização e coleta de materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito da dengue.
A ação será desenvolvida a partir da próxima segunda-feira, 9, pelos Agentes da Emvicen em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde. A Secretaria de Obras está disponibilizando um caminhão para recolhimento dos materiais.
 Este ano já foram confirmados sete casos de dengue em Tupi Paulista e outros aguardam resultado de exames laboratoriais. “Diante desses fatos, pedimos à população que elimine os criadouros para redução da infestação do mosquito no município. Esta é uma tarefa que exige a participação de todos”, pontuou Lienai.