Será lançado nesta quinta-feira, 12, às 19h30, na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Presidente Prudente, o projeto Desenvolvimento das Indústrias de Serralherias de Presidente Prudente e Região. Este visa promover o desenvolvimento e a sustentabilidade permanente das micro e pequenas indústrias do setor Serralheria, por meio de ações de gestão empresarial, mercado e cultura da cooperação.
Segundo levantamento do Sebrae-SP, a região de Presidente Prudente conta com cerca de 130 empresas do setor de serralheria, entre informais e formais.
O projeto é uma realização do Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional de Presidente Prudente e conta com o apoio do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)/Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). 
De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, Eduardo Noronha Viana, este projeto surgiu da necessidade de agregar os profissionais em uma associação. “Juntos estes empresários podem realizar compras conjuntas, participar de feiras e exposições e diminuir seus custos de fabricação. O Sebrae-SP trabalhará com o grupo, levando até eles ferramentas para uma gerência mais moderna e efetiva do empreendimento”, ressalta. 
Já o diretor regional da Ciesp/ Fiesp, Wadir Olivetti Junior, afirma que a iniciativa fortalece o setor e traz uma oportunidade  para  que  os  empresários possam  resolver juntos  as  dificuldades. “Juntamente com o Sebrae-SP, Ciesp e Senai, as empresas podem melhorar os processos produtivos, recebem assessoria para a gestão do negócio, além de oportunidades de inteligência de mercado”, afirma.
Olivetti Júnior comenta ainda que caso o grupo se solidifique existe a possibilidade de se transformar em um APL (Arranjo Produtivo Local) e juntos desenvolverem produtos em uma escala maior.
 O diretor do Senai de Presidente Prudente, Sebastião Roberto de Andrade, afirma que o setor metal mecânico é um dos mais importantes para a região. “Sentimos uma grande demanda do mercado, pois sempre surgem novas empresas e é preciso mão de obra qualificada. O serralheiro precisa saber não só soldar, mas também os conceitos de desenho e caldeira”, frisa.
SERVIÇO – Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (18) 3222-6891. As inscrições são gratuitas.​