O chefe da divisão de bandas e fanfarras da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, Valter Negrini, maestro da Orquestra Popular de Música Caipira de Adamantina, participou na última semana de um curso de Viola oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na cidade de Ibitinga.
O Curso de Habilitação para Aulas de Viola Caipira pelo Senar foi ministrado pelo violeiro Neto Stefani e pela coordenadora Sileide Martin.
De acordo com Negrini, os participantes foram apresentados à metodologia de ensino do Senar, através da apostila do Curso de Iniciação à Viola Caipira. Entre os assuntos abordados o destaque foi para o planejamento de aula e aulas práticas de viola, além de uma ampla discussão sobre a música caipira e a troca de experiências entre os professores.
Ao todo foram selecionados 12 professores de todas as regiões do estado de São Paulo que, a partir deste curso, estão habilitados para ministrar aulas de iniciação à viola caipira pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural de cada município.
“Foi um curso muito bom. Muito do que nos foi apresentado passará a ser utilizado nas aulas da nossa orquestra, além da possibilidade de desenvolvermos ações conjuntas entre Prefeitura e Senar”, destacou.