Cento e uma pessoas tiraram o final de semana para fazer um ato de solidariedade ao próximo. Em virtude do baixo estoque de bolsas, o Banco de Sangue ficou aberto das 8h às 11h, excepcionalmente nesse sábado e domingo, 29, para receber doadores.
De acordo com a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Maria Inês Cremon Miguel, o número de doadores foi além do que estava previsto pela equipe. “Foi ótima a participação das pessoas. Atendemos mais que o dobro do que esperávamos”, avalia. A doação teve a participação da população local e de cidades vizinhas.
Apesar de 101 pessoas comparecerem ao local, apenas 65 bolsas foram coletadas. As outras 36 pessoas estavam inaptas porque não se enquadravam em alguns dos requisitos para ser doador.
A maioria das doações foi de homens, 58, sendo que 43 mulheres também participaram do ato de solidariedade. “Conseguimos dar uma ampliada no estoque. Iremos acompanhar o mês de abril e verificar se haverá necessidade em funcionar em horário especial novamente”, explica Maria Inês.
Ela pede que aquele que não pôde doar sangue nesse final de semana e que tenha o tipo sanguíneo O negativo, que compareça no Banco de Sangue durante a semana. Este tipo sanguíneo ainda continua em falta e a necessidade é urgente, por ser universal, todos os pacientes podem receber este tipo de sangue.
Com uma média mensal de 200 a 250 doadores, o Banco de Sangue necessita diariamente de todos os tipos sanguíneos. A queda no número de doações é atribuída a diversos fatores, entre eles, ao fato de que centenas de pessoas contraíram o vírus da dengue.
O Banco de Sangue atende a população de Panorama a Pacaembu e ainda oferece transfusões aos hospitais, centros de saúdes e ao AME.
PARA SER UM DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa e bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto.
SERVIÇO – Interessados podem procurar o Banco de Sangue, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Telefone (18) 3821-8466, ramal 2025.