Com diversas cidades da região enfrentando graves epidemias de dengue, com centenas de casos e até mesmo registro de mortes, a Secretaria de Saúde de Adamantina, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta para que a população intensifique as ações de combate ao mosquito.
Em Adamantina, o número de casos mais que dobrou, passando de 20 para 51 casos em duas semanas. Outras 46 pessoas ainda aguardam resultado de exames, por isso, a Secretaria de Saúde não descarta a possibilidade de novos casos, já que Adamantina recebe centenas de pessoas diariamente, por ser polo regional de educação, no comércio e até mesmo em atendimentos de saúde.
Apesar do número de casos até o momento, continua sendo fundamental o apoio de toda a população, limpando seus quintais, não deixando água parada em vasos, pneus e outros recipientes, e também permitindo a entrada dos técnicos para pulverização das residências.
Somente com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti será possível deter o avanço da doença e prevenir uma epidemia, como registrado em diversas cidades da região.
PREVENÇÃO – A prevenção é sempre a melhor medida a ser tomada e somente com boas orientações e informações é possível se prevenir
A dengue é uma doença febril, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito, menor que um pernilongo, pica durante o dia, apresenta coloração escura e manchas brancas no corpo e patas.
A dengue representa um risco para todos os moradores próximos ao foco de procriação do mosquito, por isso o cidadão deve cuidar não só de sua casa, mas sensibilizar seus vizinhos para juntos cuidarem de toda sua comunidade.
Para evitar o aparecimento da doença: nunca deixe água parada em vasos, pratos, garrafas e pneus; esvazie e guarde recipiente com a boca para baixo; jogue no lixo os recipientes que acumulam água; substitua a água de vasos por areia grossa; troque diariamente a água de bebedouros de animais e lave-os bem; não jogue lixo em terrenos baldios; mantenha caixas d’água, latões e filtro bem fechados, evitando o contato com o mosquito; nas caixas d’água faça uma limpeza semestral; mantenha pneus em lugar coberto e seco; mantenhas as piscinas cloradas, lavando sempre suas bordas; limpe sempre as calhas.
SINTOMAS – Os sintomas da dengue são: febre alta (39 – 40); fortes dores de cabeça (principalmente atrás dos olhos); dores musculares e nas juntas; falta de apetite e fraqueza; náuseas e vômitos; manchas avermelhadas pelo corpo e olhos vermelhos; e, em alguns casos sangramentos.
Se você estiver com estes sintomas procure, imediatamente, orientação médica na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Beba bastante líquido (água, soro caseiro, água de coco, sucos e chás). Permaneça em repouso e não tome remédios sem orientação médica. Retorne imediatamente ao médico caso apresente sangramento, dores fortes na barriga, sonolência ou forte agitação.