A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,4% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, segundo dados divulgados no início do mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a maior desde o período de março a maio de 2013 e vem preocupando muitos trabalhadores.
Em Dracena, o cenário não é diferente. Em comparação com 2014, neste mês houve queda de 30% nas contratações, segundo Sandro Bordoni, diretor da Perfil Empregos. A diminuição ocorre devido ao fechamento ou readequações de algumas lojas na cidade. Consequentemente também houve queda de 35% na abertura de vagas.
Bordoni disse que a crise financeira está fazendo com que muitas pessoas saiam da ‘zona de conforto’ e procurem emprego. Segundo ele, a maioria são mulheres que desejam retomar as carreiras profissionais e jovens que buscam o primeiro emprego, além de moradores das cidades vizinhas que vêm até Dracena procurando uma oportunidade no mercado de trabalho. O resultado disso é um aumento de 49,3% em novos currículos neste mês.
Para Bordoni, o cenário é o reflexo do endividamento do consumidor, aumento do custo de vida, além da falta de investimento em algumas empresas. Ele afirma que a situação atual é preocupante e que é a primeira vez, em sete anos no setor, que registra esses índices.
A maioria dos candidatos a uma vaga de emprego possui entre 18 a 25 anos de idade, sendo 65% do público mulheres. As vagas mais procuradas são de auxiliar administrativo e secretária, entretanto, com poucas indústrias na cidade, o comércio é o segmento que acaba gerando mais empregos.
Bordoni ainda coloca que o mercado está cada vez mais exigente. Além da escolaridade mínima, o empregador analisa o tempo de serviço em outras empresas. “As empresas buscam qualificação, mas estão principalmente analisando o comprometimento do funcionário nas empresas anteriores. Elas não querem errar e procuram candidatos que realmente queiram permanecer na vaga”, conta.
Bordoni acredita que novos empreendimentos podem mudar o cenário dracenense, como por exemplo, a volta da Usina Dracena e a abertura da usina fotovoltaica (solar).