Números atualizados pela Vigilância Epidemiológica na manhã de terça-feira, 5, mostrou que 122 pessoas contraíram dengue dentro e fora de Panorama, superando os dez casos registrados em todo o ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde.
São 36 casos importados (aqueles contraído em outra cidade) e 86 casos autóctones (contraído em Panorama).
Com a aparição de novos casos em várias partes da cidade, um novo hábito vem sendo observado pela equipe da VE, moradores têm procurado agentes da Vigilância para denunciar a existência de sujeira no quintal de determinados vizinhos.
Na avaliação da enfermeira da VE, Selma Cristina Miqueloti Genova, a consciência de que ninguém está imune à doença, e que ele pode ser possivelmente a próxima pessoa infectada pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem feito a população refletir mais.
A disparada na quantidade de pessoas infectadas inspirou dirigentes da Saúde e da própria administração municipal a repensar novas estratégias de prevenção dentro da comunidade, além das constantes ações de bloqueios e nebulização já realizadas atualmente.
Uma delas é a distribuição de panfletos entregue casa a casa comunicando aos moradores que a limpeza dos imóveis é de total responsabilidade do proprietário, conforme expressa o Código de Posturas do município.
O folheto informa que caso o cidadão deixe de limpar o terreno, a prefeitura publicará um aviso na imprensa local ou regional. Expirado a data prevista, a limpeza será feita pelo município e a cobrança enviada ao dono do terreno. Se não pagar, será elevada a dívida ativa.