Funcionários públicos de vários setores da Prefeitura de Adamantina devem paralisar o serviço nesta sexta-feira, 29, como forma de protesto ao reajuste salarial e decisões atuais do Executivo que implicaram em corte de benefícios aos servidores e ainda promessas de campanha que ainda não foram cumpridas.
O ato é coordenado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Adamantina (Sindserv) e terá início às 7h. Ao todo, estão em pauta 13 reivindicações.
Desde a semana passada são distribuídos convites nos setores da prefeitura. No texto, consta a mensagem: “Por que vamos parar? Pelo cumprimento do artigo 27, inciso X, da Constituição Federal. O direito à revisão salarial anual no serviço público deve ser respeitado. Correção salarial de 7,7% já”.
Devido à crise financeira, a Prefeitura ainda não deu previsão sobre o reajuste salarial deste ano e o Sindicato reivindica que seja concedido correção conforme a legislação. Esta seria a principal reivindicação dos servidores.
Segundo o presidente do Sindserv, Nivaldo Martins do Nascimento, o Londrina, o manifesto contará com a participação dos aposentados, já que uma das promessas de campanha que não foi cumprida pela atual administração está ligada a categoria. A promessa feita é a de voltar pagar o ticket alimentação aos aposentados, entretanto, após mais de dois anos a Prefeitura não cumpriu a proposta por completo.
Também será reivindicado um novo laudo de insalubridade. O atual apresentado pela prefeitura resultou em cortes e redução do benefício a uma grande remessa de funcionários.
Conforme Londrina, o manifesto será pacífico e consistirá apenas na paralisação somente no período da manhã.
O ato vem sendo organizado e durante a semana serão tomadas as decisões para preparar a paralisação. “Reuniremos-nos esta semana para decidir os últimos detalhes, se será trancado o setor inteiro ou não e quantos funcionários irão aderir a paralisação”, afirmou Londrina.