A Prefeitura de Dracena informa que no ano de 2014 pleiteou a liberação de recursos no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) visando à construção de uma creche.
O local para a instalação da referida creche foi providenciado no bairro Palmeiras (área de 2.500 m²). Também foi providenciado levantamento plano altimétrico e fotos do local, os quais foram encaminhados ao FNDE dentro do prazo estipulado.
Após a Prefeitura de Dracena enviar os documentos solicitados e citados acima, o FNDE informou à Prefeitura que a creche Cantiga de Ninar (Emílio Zanata) havia sido inaugurada na administração passada sem estar totalmente concluída.
A atual administração exigiu que a empresa terminasse a obra. A empresa concluiu os serviços e a Prefeitura informou ao FNDE sobre a conclusão.
Ocorre que o FNDE, após ser comunicado pela atual gestão a respeito da conclusão da obra, informou que a administração passada também não havia feito a devida prestação de contas.
A prestação de contas foi realizada pela atual gestão e enviada ao FNDE.
Com a regularização da prestação de contas, estamos aguardando o sinal verde do FNDE para que finalmente Dracena possa contar com mais uma creche, que irá atender a população do bairro Palmeiras e bairros adjacentes.
Assim não houve “perda de prazo” uma vez que o convênio não foi assinado, muito menos “erro de execução de projeto” mesmo porque o projeto não é elaborado pela Prefeitura, e sim, pelo FNDE.
PRAÇA PÚBLICA JARDIM PALMEIRAS – Já em relação à construção da praça no bairro Palmeiras, a Prefeitura informa que aguarda o convite do Governo do Estado para a assinatura do convênio. Somente após a assinatura do convênio é que a obra poderá ser viabilizada.
CRECHE JARDIM SANTA CLARA – Quanto à creche do Jardim Santa Clara, a Prefeitura de Dracena informa que o edital de abertura de licitação para contratação de empresa especializada para construir a referida creche deverá ser publicado nos próximos 15 dias.
A Prefeitura de Dracena informa ainda que tem investido na Educação Infantil para melhor atender a população. Desde 2013, as Emeis (creches) funcionam até as 18 horas.
Outra iniciativa implantada pela Prefeitura no ano de 2014 foi a criação do “Projeto Férias” nas Emeis (creches) para alunos de 0 a 3 anos de idade durante o mês de janeiro, atendendo os pais que trabalham e não têm onde deixar seus filhos. Antes do “Projeto Férias” todas as Emeis (creches) ficavam fechadas durante o mês de janeiro sem atender às crianças.
Nos próximos meses, a creche anexa a Emefi Moacir Simardi será inaugurada.