Os alunos Gustavo Ubeda e Tatiane Pereira, ambos de 16 anos, têm muito que comemorar. Estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da EE Prof° Idene Rodrigues dos Santos, em Junqueirópolis, conquistaram o 1° lugar no Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores, após desenvolverem o projeto sobre lançamento de foguete com garrafa PET.
A premiação em dinheiro ocorreu na última quarta-feira, 17, em Brasília (DF), onde os alunos junqueiropolenses embarcaram acompanhados da professora de Química, responsável pelo projeto, Miriam Bitencurti.
A premiação foi criada pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) em 1998. A iniciativa tem por objetivo premiar os trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul, bem como incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no bloco e contribuir para o processo de integração regional.
O prêmio foi instituído pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e organizada pelo MCTI e pelo CNPq/MCTI, com o apoio da Unesco e do Movimento Brasil Competitivo. No total, foram 20,5 mil dólares distribuídos entre os vencedores, além de troféus e placas.
Foram 109 trabalhos de pesquisa inscritos e 60 pré-selecionados. Das quatro categorias atribuídas pelo prêmio (Estudante Universitário, Iniciação Científica, Integração e Jovem Pesquisador) os brasileiros venceram três. Os inscritos também foram indicados a receber menções honrosas.
PROJETO – Para conquistar a primeira colocação do prêmio, a professora conta que foi um trabalho muito árduo. Os alunos tiveram que abdicar diversos fins de semanas para estudarem o projeto e aprofundarem o conhecimento sobre astronomia.
Gustavo que sempre se deu bem na parte prática das pesquisas, já havia conquistado no ano passado o 2° lugar no concurso Eso Astronomy Camp 2014, que lhe rendeu uma semana de estudos na Itália.
Já Tatiana, é uma excelente aluna de redação e fica encarregada de cuidar da parte teórica dos projetos. A combinação da dupla e o empenho dos alunos nas oficinas de astronomia aos finais de semana, na própria dependência da escola, vêm colhendo os frutos.
Tudo acompanhado de perto e sob o olhar atento da professora Miriam, que após participar de um curso do Erea, em Adamantina, levou para sala de aula tudo o que tinha visto. “O conteúdo do trabalho com os alunos não envolve apenas as técnicas para criação do foguete. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, com todas as matérias”, explica a professora.
Miriam pontua ainda que após as premiações que os alunos vêm conquistando, foi o ‘estopim’ para que outros professores e alunos se envolvessem ainda mais com o projeto durante as oficinas.
A oficina que começou com aproximadamente sete alunos, atualmente já conta com 18, e está aberta para participação gratuita de qualquer estudante do Ensino Fundamental e Médio.
Gustavo que pretende fazer curso de graduação em Engenharia, avalia que as aulas facilitaram para elaboração dos concursos.
FOGUETES – Miriam conta que outras escolas estão pedindo a participação desses alunos para ensinarem a lançar os foguetes.
“O interessante é que envolve desde os estudantes pequenos até os de Ensino Médio. Eles estão saindo da cadeira e correndo atrás de novos conhecimentos. Estamos muitos felizes com todas essas atividades”, frisa.
O tipo de foguete produzido pelos alunos Gustavo e Tatiane é único no País. É composto por uma pequena garrafa pet, plástico de pasta, cola durepoxi, esparadrapo, fita isolante, cano de PVC, êmbolo de seringa, adaptador, braçadeiras de nylon e fita adesiva.
O foguete de dois estágios é capaz de alcançar uma distância de 150 metros, apenas com água e ar.
CURSO – De 22 a 24 de julho, ocorrerá o 58° Encontro Regional de Ensino de Astronomia, na EE Prof° Idene Rodrigues dos Santos, em Junqueirópolis, com a participação de professores de astrofísica, física e astronomia, que disseminarão conhecimento a 150 professores participantes.
O intuito é que esses professores levem conhecimento sobre a astronomia para a sala de aula, estimulando o aluno a participar de novos concursos.
A inscrição (gratuita) ocorre até o próximo dia 30, pelo site da escola: http://escolaidene.pe.hu/erea/