O Dia do Desafio aconteceu na última quarta-feira do mês de maio e é responsável por reunir a população de todos os lugares para praticar alguma atividade física sem o intuito de promover a competição entre cidades, mas sim levar a importância de se praticar regularmente algum exercício físico e conscientizar as pessoas dos benefícios que este comportamento traz à saúde.
Foi assim que os junqueiropolenses receberam mais uma edição do evento, desta vez, contra a cidade de San Pedro La Laguna, da Guatemala. De acordo com o Sesc de São Paulo, Junqueirópolis atingiu os 41,81% de adesão, contra apenas 7,21% de sua desafiante. O governo municipal, através do prefeito Hélio Furini e vice Nair de Souza Leite agradecem toda a população que esteve envolvida. Os membros da Comissão Municipal de Esportes, José Henrique Rossi (secretário de Esportes) e Rafael Fernandes (coordenador de Esportes) também comemoram os resultados.
ORIGEM – O Dia do Desafio, criado no Canadá nos anos 80, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis. Na região, as atividades são coordenadas pelo Sesc de Presidente Prudente e Sesc São Paulo, e promovido mundialmente pela (TAFISA), The Association for International Sport for All. O Dia do Desafio é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, e é uma das ações da campanha Move Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.