Os brasileiros estão tirando a carteira de identidade cada vez mais cedo. Uma das explicações é que os pais estão cada vez mais preocupados com a segurança das crianças, principalmente na hora de viajar.
Estatísticas oficiais indicam que, somente no estado de São Paulo, 187,1 mil bebês de até três anos tiraram o documento de janeiro a dezembro de 2014. No ano anterior, foram 156,8 mil na mesma faixa etária. Em 2015, só de janeiro a maio, mais 95,2 mil crianças de até três anos já tiraram o primeiro RG.
Do total de mais de 439 mil bebês que tiraram o RG desde janeiro de 2013, 166,4 mil tinham menos de um ano de idade quando foram levados pelos pais a um dos postos do Poupatempo, programa de prestação de serviços de cidadania do governo do estado de São Paulo.
A assessoria de imprensa do Poupatempo informa que não é possível informar a quantidade de RG emitido para crianças na unidade em Dracena.
LOCAL – Inaugurado em 25 de agosto do ano passado, o Poupatempo de Dracena já emitiu mais de 7,7 mil Carteiras de Identidade (RG) de uma maneira geral. Desse total, 1,8 mil foram para a primeira via e 5,9 mil documentos emitidos para segunda via.
O primeiro RG é gratuito, por lei, e tem validade por 18 anos. Só na hora de tirar o segundo RG, atualizado, é cobrada uma taxa de R$ 31,88. O documento é muito mais fácil de ser portado do que a Certidão de Nascimento, que se deteriora com o tempo. A cédula de identidade pode ser levada com facilidade na carteira para ser apresentada em consultas médicas ou em viagens, por exemplo.
Outro motivo da procura crescente pelo RG para bebês, segundo a assessoria, é o prazer dos pais em mostrar aos parentes e amigos o primeiro documento da criança, com foto e impressão digital. Nas redes sociais como o Instagram e o Facebook, os bebezinhos com documento fazem o maior sucesso.
Há casos em que o bebê é levado com poucos dias de vida para tirar o documento. Como as digitais ainda não estão totalmente definidas, apenas as impressões digitais dos dedões são documentadas na carteira de crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.
Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial na hora de tirar o documento. Para maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios, por R$ 9,09.
Como o RG tem foto e impressões digitais muitos pais consideram que o documento é uma garantia a mais em termos de segurança. Se antes de pedir a emissão do RG os pais providenciarem o CPF da criança, a identidade já terá impresso o número de identificação que valerá para a vida toda para assuntos ligados à Receita Federal.
O CPF pode ser requerido nos Correios, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, mediante apresentação da Certidão de Nascimento original da criança e documento do responsável (RG). O número é entregue na hora.
Outra vantagem da identidade para as crianças é facilitar a abertura de uma conta corrente, para pais que desejam iniciar desde cedo uma Poupança para garantir os estudos dos filhos no futuro.
COMO TIRAR O RG DO BEBÊ – É necessário agendar primeiro a ida ao Poupatempo. O agendamento pode ser feito facilmente pelo telefone 0800-772-3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.
O responsável pela criança deve estar munido de Certidão de Nascimento original e cópia; número de inscrição no CPF (se tiver); documento da mãe original e cópia; uma foto 3×4 (com fundo branco). A foto pode ser tirada no Poupatempo.