Elaborado durante o período de um ano pela equipe da Educação Municipal e apresentado em março de 2015 à comunidade através de uma Conferência da Educação, o Plano Municipal de Educação (PME), foi aprovado no último dia 24 pelo Legislativo em sessão solene na Câmara Municipal.
O PME segue as diretrizes norteadoras do Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), que visa à erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade da educação, valorização dos profissionais entre outros objetivos.
Por um período de 10 anos, a Educação Municipal seguirá as diretrizes estabelecidas pelo PME, a fim de desenvolver as estratégias e cumprir as metas, visando proporcionar um atendimento educacional com mais qualidade em Flora Rica.
Entre as principais metas do PME, vale ressaltar a alfabetização de todas as crianças até no máximo oito anos de idade, o estabelecimento da educação em tempo integral gradativamente nas escolas públicas de educação básica, superação das metas do IDEB, formação até o último ano do PME de 50% dos professores em nível de pós-graduação Stricto ou Lato Sensu, entre outros objetivos.
O PME busca também, universalizar o atendimento escolar do ensino infantil, fundamental, médio, técnico e profissional, inclusive, o atendimento para pessoas especiais, garantindo a elevação da escolaridade da população, erradicando o analfabetismo absoluto e ampliando as oportunidades para conclusão dos níveis de educação técnica e profissional.