Levantamento feito pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Panorama no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), revelou que a inadimplência enfrentada pelos comerciantes da cidade motivou a inclusão de novos nomes na lista de consumidores negativados neste primeiro semestre do ano superando em 25% as inclusões feitas no mesmo período de 2014.
No período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano passado, 272 clientes em débito nos mais variados estabelecimentos comerciais somaram juntos uma dívida de R$ 86.190,67 no período. Os títulos de crédito que deixaram de ser pagos são na maior parte a duplicata e, numa menor quantidade, cheque.
Nesses primeiros seis meses de 2015 a pedido dos comércios associados à ACE incluíram no serviço de proteção ao crédito 340 pessoas. Somando os valores das duplicatas e cheques, o montante devido pelos devedores atingiu a soma de R$ 158.801,26.
Segundo o presidente da ACE, Alexandre Cristofini, o ‘fiado’ é o grande vilão da inadimplência no comércio de Panorama.
O presidente disse que tem procurado apoiar os comerciantes trazendo palestras do Sebrae-SP sobre enfrentamento da inadimplência. Posteriormente pretende organizar palestra voltada às vendas.
PÉ NO CHÃO – A comerciante Rosana Santos Silva Felipe, do ramo de calçados e confecções, disse que a abertura de cadastros para novos clientes está bem restrita. “Não estou pegando nem cheque. Você confia na pessoa e pega [o cheque], e depois volta [sem fundos]”, disse.
BOM PARA AMBOS – Em funcionamento desde abril desse ano em Panorama, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), órgão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), especializado na resolução de problemas por meio de acordo, sejam eles, pensão alimentícia, partilha de bens, dívidas em bancos buscam também acordo entre credor e devedor nos casos de cobranças. O serviço é gratuito.
Segundo o escrevente chefe do Cejusc, Diego de Souza Domingues, para procurar o serviço não é necessária à presença de um advogado, a própria pessoa pode comparecer levando documentos pessoais e pelo menos o nome e endereço da outra parte para que possa ser feita a intimação.
É marcado um dia da audiência de tentativa de conciliação onde as partes podem conversar e procurar a melhor saída para aquele conflito de forma que o devedor possa cumprir seu compromisso.
Para se evitar os processos judiciais, nesta fase pré-processual no acordo obtido é homologado pelo juiz sob o mesmo efeito que se tem em uma sentença de processo em trâmite no fórum. Caso este acordo seja descumprido, o devedor pode ser executado judicialmente.
SERVIÇO – O Cejusc funciona das 9h às 17h de segunda a sexta-feira sem intervalo de almoço na avenida Prestes Maia, nº 1.830, Centro, ao lado da escola municipal Ídolo Guastaldi.