O Fundo Social de Solidariedade de Paulicéia, em parceria com o Estado de São Paulo, implantou na rede municipal de educação o projeto ‘Horta Educativa’ possibilitando alunos à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do País, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
O projeto que a princípio atendia alunos da faixa etária de 4 a 8 anos passou a abranger estudantes de toda a rede de ensino de 0 a 10 anos.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Educação, a ideia é alcançar até o final do trabalho cerca de 950 crianças.
A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: caderno de atividades da criança, caderno do educador, caderno do cuidador da horta, e caderno da família.
Tanto os educadores e cuidador da horta foram capacitados por técnicos do Fundo Social de Solidariedade em São Paulo.
PRÁTICA – Para ajudar no aprendizado em sala de aula sobre o projeto, os alunos realizam acompanhamentos periódicos na horta implantada em espaço da Escola Municipal de Educação Fundamental Raquiel Jane Miranda.
A próxima a receber uma horta no segundo semestre desse ano será a Emei Gilberto Barros. No decorrer do ano, creches também passarão a ter sua própria horta para trabalhar a disciplina junto aos alunos.