Eleitores de Panorama, o segundo maior município em população de eleitores dentro da 175ª Zona Eleitoral depois de Tupi Paulista, aguardam o prefeito Luiz Carlos Henrique da Cunha encaminhar pedido para reinstalação do Posto de Atendimento na cidade, que segundo o Cartório Eleitoral precisa ser formalizado pelo chefe do Executivo.
A única petição encaminhada a Justiça Eleitoral é da época do então prefeito José Milanez Júnior (Ting).
Por telefone, o prefeito Luiz Carlos disse que o pedido [da reinstalação do Posto de Atendimento Eleitoral] está só na conversa e não havia nada decidido ainda.
No dia seguinte a está declaração, o assessor jurídico da administração, Elton Mendes, acrescentou que o governo municipal tenta através do deputado federal Evandro Gussi (PV) viabilizar na capital federal junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a implantação de uma Zona Eleitoral para possibilitar a vinda de um juiz na Comarca de Panorama, que atenderia eleitores os municípios vizinhos Paulicéia e Santa Mercedes.
“Não tem nada certo ainda”, afirmou Mendes que aguarda posicionamento de Gussi.
Em nota encaminhada ao Jornal Regional pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), afirma que a decisão a respeito de abertura ou fechamento de Posto de Atendimento Eleitoral é de competência do juízo eleitoral [de Tupi Paulista], que verifica necessidades e possibilidades.
COMO ERA ANTES – Há oito anos o Posto de Atendimento Eleitoral mantinha uma funcionária trabalhando em uma sala cedida pela administração do Fórum de Panorama para atendimento a eleitores e regularização de documentos.
Todo serviço na época era feito manualmente pela funcionária que dependia do cartório em Tupi Paulista para pesquisas e cadastramento dos eleitores no sistema.
LEGISLATIVO – Em sessão da Câmara Municipal de Panorama nesse primeiro semestre do ano o vereador Sleiman El Aissami (Professor Suli) encaminhou indicação ao prefeito Luiz Carlos Henrique da Cunha pedindo que pedisse a Justiça Eleitoral à reabertura do cartório. E caso fosse necessário, levantou a hipótese da administração ceder um funcionário do quadro de servidores municipais para desempenhar a função.
ELEITORES – Segundo dados disponibilizados no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizados até o mês passado, Panorama possui 10.516 eleitores e Tupi Paulista 10.974.