Os karatecas tupienses Beatriz Ramos Trevisano Thihara, de 15 anos e Giovani Guzzom de 12, foram muito bem no Campeonato Pan Americano de Karatê que aconteceu em Santa Cruz, na Bolívia, de 24 a 30 de agosto.
Beatriz foi a terceira colocada e trouxe medalha de bronze na categoria Katá e ele ficou na quarta colocação. Ela perdeu na semifinal para uma colombiana por ter cometido falta técnica ao se desequilibrar e Giovane que lutou contra karatecas do México e Chile ficou na semifinal ao perder para um americano.
A medalha de bronze garantiu a Beatriz vaga para disputar o Mundial na Indonésia em novembro.
Ela que estuda no Colégio Objetivo de Tupi Paulista, disse que o resultado na Bolívia é o fruto dos treinamentos que realiza sob o comando dos técnicos sensei Cloudoardo Zanon e Rafael Nascimento. Beatriz explicou que o objetivo agora é conquistar os próximos campeonatos mundiais.
Giovane, que também é aluno do Colégio Objetivo, afirmou que perdeu na semifinal porque se ‘apavorou um pouco’.
Os dois karatecas tupienses disseram que entre os objetivos no futuro estão a busca de competir pelo Brasil nas Olimpíadas de 2020.
O técnico Cloudoardo Zanon avaliou os resultados de Beatriz e Giovane como excelente. “Chegamos ao Pan Americano com esses dois atletas que já participaram da seletiva em Rondonópolis onde se sagraram campeões. O campeonato mundial dessa modalidade de karatê é diferenciada e teve a participação de 22 países”, afirmou o treinador.
Zanom agradece a todas as pessoas que ajudaram a custear a participação de Beatriz e Giovane no campeonato da Bolívia e aos patrocinadores.