O auditório da Unesp de Dracena ficou lotado durante o 11° SICUD 2015 – “Inovação e Sustentabilidade na Agropecuária”, na quarta e quinta-feira, 24. O evento, que contou com a participação de alunos, profissionais liberais e produtores rurais de toda a região, foi uma grande oportunidade para amadurecer ideias importantes para o setor agropecuário.
Na abertura do Simpósio, o professor doutor Jefferson Nascimento de Oliveira (Unesp/Ilha Solteira) abordou um dos assuntos mais polêmicos neste momento, os recursos hídricos.
Jefferson apresentou um balanço do consumo e tratamento de recursos hídricos no Brasil, ilustrando o panorama da crise pela falta de água atual. O palestrante apontou ações que podem ser tomadas para minimizar o problema.
O evento contou, ainda, com as palestras “Produção orgânica: inovação e oportunidade de negócios”, ministrada pelo doutor Wilson Tivelli (APTA); “Panorama de inovações para a cana-de-açúcar: tratamento, disposição de resíduos e o manejo sustentável”, com doutor Fábio César da Silva (Embrapa/ Inova); “Economia de recursos naturais”, explanada pelo professor doutor Ricardo Shirota (USP/ ESALQ); “Manejo de resíduos da produção animal”, com o professor doutor Jorge Lucas (Unesp/ Jaboticabal); “Lideranças na agropecuária: empreendedorismo e sustentabilidade”, com o professor doutor Fernando Curi Peres (USP/ESALQ/FADISP), e “A Sustentabilidade na floresta plantada”, com Luciana R. Bortoluci (Eldorado do Brasil).
O 11° SICUD 2015 teve realização da Unesp Dracena, Gerud (Consultoria do curso de Zootecnia) e Pet Zoo (Programa de Educação Tutorial de Zootecnia).