São Paulo é o Estado brasileiro que oferece as melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. O resultado faz parte de uma nova pesquisa divulgada na quarta-feira, dia 7, pelo Centro de Liderança Pública. O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) avalia a situação de municípios e estados do ciclo infantil ao ensino médio, das redes públicas e privadas. A média paulista é de 5,1.
O estudo leva em consideração os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e critérios como escolaridade dos professores, experiência dos diretores, taxa de atendimento de crianças entre 0 e 6 anos e a jornada de aulas por dia. De acordo com a pesquisa, São Paulo está à frente de Minas Gerais e Santa Catarina que obtiveram a mesma nota: 5.
O índice foi desenvolvido com apoio de pesquisadores do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann e deve servir de referência para mapear modelos e propor novas políticas públicas. Entre os 25 municípios mais bem colocados, 10 são paulistas: Novo Horizonte, Paranapuã, Monte Castelo, Birigui, Fartura, Atibaia, Cajobi, Junqueirópolis, Jundiaí e Tupi Paulista.
“O bom desempenho na pesquisa corrobora com outros índices que também apontam avanço na educação paulista. Na última edição do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento), por exemplo, São Paulo obteve o melhor resultado em cinco anos. Além disso, 98,7% dos alunos do 2º do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever. Um ano antes do que a média nacional”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo