Ontem, 15, de manhã, em frente à Prefeitura de Dracena, 55 vítimas, entre graves, leves e uma fatal, de colisão envolvendo um ônibus com vários ocupantes, um caminhão e um carro de passeio (Brasília), mobilizou viaturas e guarnições do Corpo de Bombeiros e até o helicóptero Águia da Polícia Militar de Presidente Prudente. Tudo parecia um fato real, mas era uma atividade de simulado do Corpo de Bombeiros local.
Na avenida foi montada a cena do acidente e o público pôde observar uma Brasília atingida por um ônibus que por sua vez também foi colidido por um caminhão. Dentro do ônibus as pessoas gritavam e no interior do automóvel também havia feridos e um dos ocupantes debaixo do coletivo.
O simulado que foi apresentado pelo subtenente Sinval durou aproximadamente 45 minutos e impressionou o público por tanta perfeição dos participantes.
Os estudantes de técnico de Enfermagem do CEP/UME acompanhados de alguns professores enfermeiros e da ETEC Profª Carmelina Barbosa (Fundação Paula Souza) participaram do simulado como sendo as 55 vítimas. Eles foram maquiados representando os ferimentos.
A guarnição do helicóptero Águia da Polícia Militar esteve em Dracena apoiando o simulado dos bombeiros, com a guarnição composta pelos tenentes Kamioka e Carvalho e os cabos Mendes e Neves. A aeronave desceu no estacionamento localizado em frente ao paço municipal e permaneceu até o final.
A médica Aline Damasceno também participou e deu um tom real no atendimento as vítimas que ficaram separadas sobre lonas em cores diferentes, colocadas no asfalto, e de acordo com os ferimentos sofridos. A única vítima fatal do acidente foi colocada em um caixão de verdade fornecido pela empresa Vida Prev.
Participaram ainda técnicos de segurança do trabalho e enfermeiros da Usina de Álcool (Usalpa) de Junqueirópolis, ambulanceiros da Prefeitura de Dracena e bombeiros socorristas da base comunitária de Junqueirópolis.
Estiveram presentes, o capitão Cláudio Augusto, comandante do 3º subgrupamento de Dracena e o tenente Evandro Avanço da Silva, comandante do Posto de Bombeiros.
De acordo com o tenente Avanço, foi feita a demonstração de ocorrência envolvendo várias vítimas e diversos órgãos empenhados que atuaram em conjunto para a melhor prestação de serviço possível para a população. “O simulado serve para treinarmos”, ressaltou o tenente explicando que após o simulado são analisadas fotos, filmagens e tudo que ocorreu de forma correta e o que não deu certo para que se possa melhorar.
O Corpo de Bombeiros agradece a todos que colaboraram e ao Ferro Velho Hércules que cedeu os veículos usados.
O prefeito José Antonio Pedretti assistiu o simulado ao lado de Bonfilho Antonio, presidente da Emdaep.