Os números de consultas médicas na atenção básica da Saúde em Dracena, nos meses de maio a agosto em clínica geral, ginecologia e pediatria, totalizaram 18.545, conforme aponta relatório da diretoria do Ambulatório da Secretaria Municipal da Saúde.
A atenção básica ou primária em saúde é o atendimento inicial e o objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos e direcionar os mais graves para atendimentos superiores em complexidade.
No mesmo período, de maio a agosto as consultas médicas especializadas de cardiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria e neurologia, totalizaram 3.395.
Os números foram apresentados pela diretora do Ambulatório, Mirian Rocha do Carmo Ianiswski, em audiência pública da Saúde, realizada na Câmara, recentemente.
Quanto aos exames e procedimentos realizados no período de maio a agosto, chamam a atenção à quantidade de exames de eletrocardiograma, 436 e os exames do pezinho: 198.
A procura para exames de aferição de pressão arterial também foi alta, 1.246; de pequenas cirurgias, 192 e curativos, 4.927.
Segundo a diretora, os procedimentos de eletrocardiograma, são realizados no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara e no Posto de Saúde, Dr. Eduards Ligeris, as pequenas cirurgias são feitas no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara e o teste da orelhinha, no ambulatório de saúde mental.