Apesar das fortes chuvas dos últimos dias, seguidas de vento e descargas elétricas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, registrou apenas 35 raios no município de Dracena entre os dias 30 (sexta-feira), até ontem, 4. A informação é da assessoria de imprensa da Elektro em Campinas, que divulgou ontem no JR, as ocorrências que afetaram Dracena e região nos últimos dias.
Segundo a estação meteorológica da Unesp, desde o dia 1º , domingo, até ontem, choveu 50,2 mm em Dracena, desse total, somente na terça-feira à noite, a chuva atingiu 36,4 mm.
De acordo com a Elektro, os dados do Inpe indicam que no mesmo período, de sexta-feira até ontem, foram registrados danos na rede elétrica nas áreas urbanas e rural entre os municípios de Panorama a Mariápolis.
“Mais de 50% dessas ocorrências registradas foram atribuídas a descargas elétricas, não temos notificações de acidentes”, explica a assessoria da Elektro, ressaltando que os reparos na rede foram realizados e até ontem, havia cerca de 20 ocorrências em andamento, sendo dez em Panorama, mas tratavam-se de casos isolados ou com baixa abrangência.
RAIOS – Na região, durante os dias 30 até ontem, de acordo com o Inpe ocorreu um total de 1.009 descargas elétricas. Paulicéia é a cidade com maior incidência, 380, seguida de Panorama: 267; Santa Mercedes: 102; Pacaembu: 67; Mariápolis; 44; Irapuru: 43; Junqueirópolis: 37; Dracena: 35; Flora Rica: 29 e Tupi Paulista: 5.