A Vigilância Epidemiológica divulgou na quarta-feira, 4, a quantidade de pessoas infectadas pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, que de janeiro a outubro contaminou 164 moradores, em Panorama. São 127 casos autóctones (transmitido na cidade) e 37 importados (infectado fora do município).
A preocupação, além disso, é a pouca colaboração da população na limpeza de quintais, lugares onde são encontrados diariamente vários focos do mosquito que pode provocar uma nova epidemia na cidade com a chegada do verão e o período chuvoso propicia a proliferação da dengue.
Para este mês está sendo organizada uma ação voltada ao combate de focos do mosquito entre os dias 23 a 27 de novembro. O ciclo do mosquito é de 8 a 12 dias.
Caso perceba sintomas da dengue, o paciente deve procurar pelos postos de saúde do município, seja, ESFs dos bairros Nosso Teto, Marreca e Potiguara, Centro de Saúde e Pronto Atendimento.
SINTOMAS – Perda de apetite; dores nas articulações; fraqueza; dor de cabeça; febre alta de 5 a 7 dias; dores nos olhos; manchas vermelhas; náuseas e vômitos.