Após o processo de avaliação do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, foi aprovado e firmado o convênio, em que o atendimento de média complexidade da Santa Casa de Lucélia é transferido em definitivo para Adamantina.
“Diante da situação atual e preocupada em manter normalmente os atendimentos à população luceliense, referentes à urgência e emergência, atenção básica e baixa complexidade, a Prefeitura, com a aprovação do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, formalizou convênio junto à Santa Casa de Adamantina para a realização de atendimentos especializados em média complexidade. Cumpre salientar, que ocorreu apenas a transferência dos referidos procedimentos, permanecendo, assim, no município, o atendimento normal do Pronto Socorro e das internações clínicas”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Conforme nota de esclarecimento, o valor gasto mensalmente para manter a estrutura da Santa Casa de Lucélia é em torno de R$ 360 mil, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza apenas R$ 115 mil.
“Diante da agravante situação (falta de recurso financeiro) e da transferência dos atendimentos especializados em média complexidade para a cidade de Adamantina (disponibilidade), alguns funcionários da Santa Casa foram dispensados, onde, dos 118 permaneceram 88 no quadro de funcionários da entidade, pois, não teria como disponibilizar atendimentos para a Santa Casa de Adamantina mantendo o mesmo quadro de funcionários em Lucélia, uma vez que a demanda nos atendimentos diminuiu, necessitando assim, a diminuição também do quadro de funcionários”, esclareceu.
Para que as despesas diminuíssem, algumas medidas foram tomadas, segundo as informações, como a realização da transferência de especialidades (ginecologia, ortopedia e pediatria, e também de pequenos procedimentos cirúrgicos) para a Santa Casa de Adamantina.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília informou que os pacientes não ficarão sem assistência e que os casos de média complexidade do município de Lucélia serão encaminhados para atendimento na Santa Casa de Adamantina, que fica a 6 km de distância e possui capacidade total de absorver a demanda.
Os casos de baixa complexidade continuarão sendo atendidos na unidade de Lucélia, no novo Pronto Atendimento que foi estruturado e recentemente reformado. Essas alterações foram discutidas com secretários de saúde da região, inclusive com os municípios de Lucélia e Adamantina.