Em números 21.4-9 encontramos uma história muito interessante. Os israelitas tinham acabado de vencer os cananeus, mas já estavam reclamando de novo! Ingratos, disseram que a comida que Deus lhes dera em pleno deserto era miserável. Falaram: “a nossa alma detesta este miserável pão”! Irado, o Senhor enviou serpentes que os picaram e muitos morreram. Perceberam que haviam pecado e pediram a Moisés que orasse por eles. O Senhor deu uma ordem que parecia estranha. Moisés deveria fazer uma serpente de bronze, colocá-la numa haste e todo aquele que olhasse para ela sobreviveria à picada das serpentes. E foi o que aconteceu.

Talvez no teu coração você esteja pensando: mas o Senhor não proibiu imagem de escultura? A ordem aqui não era para adorar a serpente, apenas olhar para ela em caso de picada de cobra. Em 2Rs 18 vemos o rei Ezequias destruindo a serpente de bronze porque o povo estava adorando e até queimando incenso. Aquela serpente foi feita especialmente para aquela ocasião. Não vemos nenhuma passagem bíblica apoiando adoração a imagens. Que lições podemos tirar desta passagem?
A primeira coisa que se constata é o pecado do povo. Os hebreus murmuraram contra o líder que o próprio Deus levantara, Moisés, e também reclamou do próprio Senhor. Isto pode acontecer conosco. A rebeldia contra Deus! Apesar de tantos sinais do cuidado sobrenatural do Senhor, eles estavam com medo de morrer no deserto. Ainda não haviam compreendido quem é o Deus de Israel. Você tem percebido o quanto Deus cuida de você nos mínimos detalhes?
Também aprendemos, em segundo lugar, que Deus disciplina o pecador. Serpentes foram enviadas para picar o povo, o que trouxe morte ao arraial. Não dá para brincar com Deus! Em Gálatas 6.7 está escrito: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”. A Bíblia também nos diz que o salário do pecado é a morte (João 6.23). As serpentes eram um sinal do desagrado e punição do Senhor sobre aquele povo rebelde e ingrato. Não podemos brincar com o pecado. Já parou para pensar se as lutas que você enfrenta não são uma maneira de Deus te disciplinar e corrigir o rumo da tua vida?
Em terceiro lugar aprendemos que Deus providenciou a solução para o pecado e a morte! O texto nos informa que foi feita uma serpente de bronze para que todo aquele que olhasse para ela fosse curado. Olhar para a serpente de bronze era uma figura da ação de Jesus Cristo na vida do pecador. O pecado feriu a raça humana de morte. Existe somente uma solução para isto. Olhar para Jesus! Você tem buscado a solução para a tua vida somente em Jesus Cristo?

*Pastor e missionário presbiteriano.