No último dia 21 de março marca, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta dos portadores e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais perante a sociedade.
Consciente dessa trajetória o prefeito de Brasilândia (MS) Jorge Diogo junto com a Apae (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais) participou de caminhada simbólica onde puderam representar a luta. Em sua fala, Jorge Diogo afirma que: “os direitos das pessoas com Síndrome de Down devem ser respeitados. A Prefeitura vem trabalhando muito para que a inclusão de qualquer pessoa com deficiência ou não seja feita tendo um olhar especial para as crianças que são nosso futuro. Toda pessoa é diferente das demais, essa diferença faz com que nos tornamos todos iguais”, conclui o prefeito.
Em leitura de encerramento, a diretora da Apae Cristiane Carvalho, falou sobre conviver com eles diariamente. “É muito amor que eles transmitem, possuem algumas diferenças, mas também são pessoas que tem uma personalidade pacífica, comunicativos, e mostram além de tudo muita sensibilidade, amor e interesse”.
Na 1ª Caminhada também foi lembrada a necessidade de inclusão dos portadores da Síndrome de Down na sociedade, respeitando suas limitações.
Estiveram presentes no evento que ocorreu no Centro de Vida Saudável Akiro Otsubo, o prefeito Jorge Diogo acompanhado de sua equipe, os colaboradores da Apae de Brasilândia, alunos e colegas das crianças com Síndrome de Down das escolas municipais Arthur Hoffig e Antonio Henrique Filho, pais e outros visitantes.