Após anos de espera, os surdos finalmente podem realizar o sonho de ter sua carteira de habilitação na região. Uma autoescola de Junqueirópolis assinou recentemente contrato com a intérprete de libras, Renata Fudo. O contrato ocorreu na presença de uma integrante da comunidade surda, Simone Azevedo Marinho.
De acordo com Renata, esta é a primeira autoescola de Junqueirópolis a tomar a iniciativa e seguir a ordem do Contran. Dracena também possui esse tipo de profissional durante as aulas.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em Diário Oficial, que torna obrigatória a disponibilização de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com deficiência auditiva.
De acordo com a resolução n.º 558, os órgãos ou entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão disponibilizar as pessoas surdas um intérprete durante várias fases do processo.
Segundo o órgão, a atuação do profissional em libras deverá limitar-se a informar ao candidato com deficiência auditiva a respeito do conteúdo dos procedimentos administrativos dos exames e cursos do processo de habilitação, sendo proibida a interferência na tomada de decisões do candidato capazes de alterar o resultado da aferição da capacidade.
A participação do intérprete é necessária nas seguintes etapas: avaliação psicológica; exame de aptidão física e mental; curso teórico técnico; curso de simulação de prática de direção veicular; exame teórico técnico; curso de prática de direção veicular, e exame de direção veicular.
Renata pontua que esse processo é um grande avanço para a comunidade surda, porque até então era o aluno que tinha que contratar o profissional. Após a contratação pela autoescola, três alunos já se matricularam nas aulas de direção.
Sendo assim, quem tem deficiência auditiva pode obter a carteira de habilitação, uma vez que o principal sentido exigido para essa prática é a visão.
O motorista recebe um selo para que identifique no carro que ele é surdo.