Segundo a “Global Entrepreneurship Monitor”, 34 em 100 brasileiros adultos possuem ou estão envolvidos em um negócio próprio. Além disso, a taxa de empreendedorismo cresceu mais de 10% desde 2004, mesmo num cenário econômico de incertezas. Relevante, não? Atenção empreendedor que já alcançou esse objetivo, a mensagem dita aqui pode servir para você também.

Entendo o empreendedorismo como algo paradoxal, porque é complexo e simples ao mesmo tempo. Tudo depende de como você enxerga essa ideia de construir a própria empresa. No primeiro momento, é excepcional a sensação de não ter um chefe chato, acordar e dormir a hora que quiser e ter folga quando quiser.
Contudo, engana-se quem ainda pense assim. Ter um negócio de sucesso, de maneira geral, exige uma rotina na qual você acorde mais cedo e durma mais tarde, não tenha folga, férias, salário fixo, tenha que escutar pessoas falando que não dará certo, além de lidar com fornecedor, clientes, capital de giro, concorrentes e “chefes” disfarçados de investidores.
Seja por uma nova oportunidade ou por necessidade, o fato é que iniciar o próprio negócio exige um suor excessivo, cujo esforço sempre valerá a pena. Sem força de vontade e uma ideia é impossível começar. Um pouco de coragem e intuição nunca serão em vão. Como disse no começo, empreender também é simples. Desde já, se você tem uma boa ideia, ame-a e viva-a.

*pesquisador e cofundador do Grupo de Estudos em Estratégia Empresarial, Empreendedorismo e Macroeconomia da Unesp de Araraquara.