Começou na noite de segunda-feira, 16, nas dependências da Faculdade Unifadra, a 1ª Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Mova-se, você é o limite!
Somente no primeiro dia, 320 pessoas lotaram o auditório principal da Fundação, superando as expectativas da organização.
O evento contou com uma linda apresentação musical da fanfarra da Apae de Dracena e a participação do caricaturista Matheus Bonben, escrevente do Fórum de Junqueirópolis, que também pôde demonstrar a sua arte no palco. O jovem tem baixa visão e surpreendeu a todos com o desenho.
A noite foi marcada ainda pela palestra com Emílio Figueira, que abordou o tema ‘A inclusão social e escolar como um novo desafio para psicólogos e educadores’. Mesmo apesar das limitações por ter paralisia cerebral, Emílio Figueira, é dono de um currículo incrível, com até mesmo dois doutorados, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades.
Na noite de ontem, 17, estava prevista para ocorrer a sala dos sentidos: quebrando estereótipos. Seriam disponibilizadas três salas para surdos, cegos e deficientes físicos. Cada participante, deficiente ou não, viveria a limitação do outro e em seguida seguiria para um debate.
Seguindo a programação, hoje, 18, ocorrerá às 19h, mesa redonda, onde será discutido ‘As vivências da inclusão: um panorama sobre a inclusão regional no sistema educacional’, com a participação de Paulo Roberto Bolzan, supervisor de ensino e responsável pela educação especial da Diretoria de Ensino de Adamantina; Any Kelle do Nascimento Silva Pelegrinelli, professora coordenadora da educação especial de Dracena; Felicidade de Matos Martins, professora especialista na Escola Estadual Alfredo Machado e na Escola Estadual de Tupi Paulista (Cene); Adverilda Alexandre da Silva Costa, diretora da Escola Municipal Ophelia Schipa de Oliveira, em Panorama; Maria Ângela Maltempi, professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Unifadra.
Amanhã, 19, a partir das 19 horas, abertura de jogos e atividades lúdicas, seguida de apresentação musical e encerramento do evento.
A Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de promover um espaço para discussão das atuações no campo da pessoa com deficiência, ampliar o conhecimento e quebrar estereótipos, saindo de um discurso apenas teórico e favorecendo um maior engajamento na realidade vivida neste contexto.
O evento é destinado a todos os acadêmicos, instituições e profissionais que trabalham na área. As inscrições já se encerraram.
Tem na realização o 9° termo de Psicologia juntamente com a professora Anna Cecília Latanzio Rodrigues Silva e a coordenadora do curso, Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, e ainda o apoio de todos os cursos da Unifadra/Fundec.