Na avaliação sobre o processo eleitoral neste ano, o presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Dracena, ex-prefeito José Garcia Martins (Zezinho Garcia), declara que o PRB em nível nacional, questiona se haverá, ou não, eleições municipais em outubro, em razão da situação política atual.
“Nesta terça-feira, 10, foi noticiado que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não tem dinheiro suficiente para realizar as eleições municipais deste ano, o PRB se posiciona contra o pleito no dia 2 de outubro, pensando na população, o Brasil exige hoje, novas eleições gerais, de vereador a presidente da República para fazer uma limpeza geral”, expõe.
Ele compara a situação política do país hoje, em função da desorganização que se encontra. “Como um navio sem comando, à deriva, que pode bater em uma pedra e afundar, a exemplo do Titanic e a tripulação é o povo, onde não há nenhuma perspectiva à frente”.
A eleição geral, na análise do ex-prefeito, é a saída para uma limpeza geral na política nacional. “O que o PRB quer é que o país se conserte, a democracia é o caminho, mas não do jeito que está aí, o Brasil precisa de um projeto político, sem organização não adianta ter eleições (municipais) do jeito que o país está, com a economia em frangalhos”, aponta.
Zezinho Garcia reconhece que uma eleição geral neste ano, é um processo difícil de ocorrer porque depende de aprovação de uma proposta de emenda à constituição (PEC), pela Câmara e o Senado.
Na política em Dracena, Zezinho Garcia ressalta: “meu país é minha cidade, agora não sou candidato, acredito que as discussões devem começar mais à frente, até julho quando teremos a certeza do pleito ocorrer ou não, não estou pensando em eleições, mas o povo pede para que eu volte”.
Havendo eleições Garcia informa que é pré-candidato (a prefeito), pelo partido. “Em razão do serviço já prestado à cidade,” pondera. Ele reitera que mantida as eleições, o PRB de Dracena vai lançar em julho, durante o período de convenções partidárias (que começam em 20 de julho e encerra em 5 de agosto), candidatos a prefeito e vereadores. “Temos quadro completo de candidatos para esses cargos”, diz.
Ele enfatiza ainda que as conversas com outros partidos ainda não começaram, mas o PRB está aberto para coligações com outros grupos políticos da cidade.
Zezinho Garcia foi prefeito de Dracena entre os anos de 1993 a 1996. “Foi um período difícil na economia, em que a inflação atingia 80% ano mês e mesmo assim, conseguimos realizar obras que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento de Dracena”, conclui.