A sessão desta segunda-feira, 9, contou com a presença de todos os vereadores e vários assuntos de relevância social foram tratados. Ao utilizar a tribuna, o vereador Pedro mostrou-se satisfeito com o início das obras da creche do bairro Santa Clara que, após diversas reivindicações da população local, foram iniciadas esta semana. A terraplanagem já foi feita e outros trabalhos devem acontecer até a próxima semana.
Enquanto as obras da creche são iniciadas, outras obras estão paradas e têm gerado reclamações entre os moradores dos distritos de Jamaica e Jaciporã, segundo os vereadores Divanir Ledo dos Santos e Moacir Shoiti Kanezawa. Tratam-se das obras de construção das UBS (Unidade Básica de Saúde) de bairros de Dracena e dos distritos. Os locais, afirmam os vereadores Divanir e Shoiti, estão servindo como ponto de drogas e prostituição.
Eles solicitam, por meio de requerimento aprovado em sessão, que o prefeito, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Obras e Infraestrutura informem quais medidas estão sendo tomadas para a conservação do que já foi realizado. Questionam também, o que realmente está sendo feito para resolver a questão que afeta a segurança dos residentes próximos dessas construções.
Outra obra aparentemente abandonada é a rede de esgoto da Bacia “A”. Vazamentos acontecem há mais de 30 dias e causaram indignação aos vereadores Divanir, Shoiti e Juliano Brito Bertolini. Eles destacam que o primeiro ponto de vazamento está localizado a dois quilômetros após a ponte torta, onde existe uma canalização (emissário), com estrutura metálica rompida. O outro ponto se observa próximo ao bairro Vila Itália III, na direção da área verde.
Os vereadores requerem que o prefeito e a Emdaep informem por que ainda não foram tomadas providências para solucionar o problema ou, se estão sendo feitas, qual o início e o término das obras.
Durante a discussão de requerimentos, o vereador Juliano destacou a gravidade do problema de se ter esgoto a céu aberto já que contamina o solo e traz riscos à saúde da população. Ele pediu também, em seu discurso, que sejam revistos os horários das discussões do Plano de Saneamento Básico nos bairros marcado para próxima semana, às 14h.
Para ele, a maior parte dos moradores estará trabalhando e não poderá participar.
Entre as indicações apresentadas na sessão, está a dos vereadores Shoiti e Divanir que solicitam solução para o acúmulo de água no cruzamento da rua Visconde do Rio Branco com a rua Medardo Belantani. Durante o período de chuvas, a água se acumula nesse ponto invadindo casas próximas. Outra indicação é a do presidente da Câmara, Francisco Rossi, que pede que sejam instalados dois postes de iluminação na rua Nestor Crepaldi, no bairro Fioravante. Ocorre que a rua está sendo ampliada e por isso o lugar está escuro, o que é perigoso para as pessoas que andam por ali no período da noite.
Assim como melhorias que precisam ser feitas são requeridas pelos vereadores, as boas iniciativas também foram lembradas durante a sessão. O comércio de Dracena foi assunto de requerimento de dois vereadores. Claudevi Oliveira da Silva Junior, Juninho do Esporte e Luiz Rodrigues Coelho parabenizaram comerciantes por iniciativas de se instalarem na cidade e de acreditarem no comércio local. Coelho ainda ressaltou a inauguração da nova unidade de saúde do Jardim Brasilândia.
Os projetos de lei que consideram urbana, áreas de terra no perímetro de Dracena localizadas nos bairros Mirassol e Gleba Palmeiras foram aprovados por unanimidade.
OUTRAS INFORMAÇÕES – O resumo dos requerimentos e indicações podem ser consultados no site oficial da Câmara: http://www.camaradracena.sp.gov.br/index.php