Após extensa fase de seleção que engloba exames de escolaridade, aptidão médica, física e psicológica, foram selecionados 2.198 homens e 350 mulheres que já estão frequentando o curso superior de técnico de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, dividido em duas etapas: módulo básico e módulo específico.
O comando geral da Polícia Militar designou 84 soldados PM 2ª classe para o módulo básico, com duração de 25 semanas, em funcionamento na Escola de Formação do 25º BPM/I, com sede em Junqueirópolis, cujo início ocorreu em 30 de maio.
A grade curricular desta fase de formação é composta de 22 disciplinas, subdivididas em área fundamental e área profissional, com objetivo de qualificar tecnicamente o soldado PM 2ª classe para as funções próprias de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, em conformidade com a filosofia que norteia a polícia comunitária, além de outras atribuições definidas em lei.
A aula inaugural aconteceu no último dia 1º, no auditório da Divisão Municipal de Educação de Junqueirópolis, contou com a presença de autoridades como o juiz de direito da comarca de Adamantina, dr. Fábio Alexandre Marinelli Sola, que falou aos presentes; o secretário de Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, José Henrique Rossi, que no ato representou o prefeito de Junqueirópolis, Hélio Aparecido Mendes Furini; o comandante do 25º BPM/I major PM Nelson Ezequiel da Silva, que também palestrou para os soldados 2ª classe PM, além dos oficiais e praças do 25º BPM/I e bombeiros militares do 14º GB (Dracena).