O Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu (CPP) será a primeira unidade prisional do Estado a receber a 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento, que havia passado pelo estabelecimento em novembro do ano passado, chega novamente ao local hoje, 23, com duas novidades para os reeducandos: um treinamento sobre “Protocolos de Pronto Socorrismo”, ministrada por Denise Cristina, da Escola Técnica Estadual “Prof. Eudécio Luiz Vicente” de Adamantina e outro sobre “Sustentabilidade com reutilização de óleo vegetal e fabricação de sabão”, com o palestrante voluntário, Eduardo Mendes.
O objetivo dos cursos, respectivamente, é capacitar os alunos a agirem corretamente em situações de emergência e auxiliá-los a obter mais uma fonte de renda quando estiverem em liberdade. O aprendizado da produção de sabão artesanal também é uma forma de incentivo à preservação ambiental. “O sabão é feito com óleo de cozinha usado, que se torna inservível após o uso. Dessa forma, damos destino a um produto nocivo à natureza”, explica o diretor da unidade, Thiago Gonfiantini Junqueira.
No geral, a Jornada envolve uma série de parceiros que trazem para dentro dos presídios serviços e documentos pessoais essenciais para a reinserção social dos reeducandos. Após ter passado por 16 estabelecimentos prisionais da região oeste, iniciando em outubro de 2015, a caravana social contempla pela primeira vez no Estado um mesmo estabelecimento. Além de levar serviços básicos aos participantes como emissão e atualização de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho e Previdência Social, o evento proporcionará também atendimento jurídico, verificação de glicemia, aferição de pressão e teste de acuidade visual. Também haverá orientações sobre pragas, com a equipe de Controle de Vetores municipal, sobre preparação para liberdade, com funcionários do Centro de Reintegração Social e Atendimento a Saúde e distribuição do livro “Dicas para começar de Novo” da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef).
A unidade conta atualmente com uma população carcerária de 1.360 reeducandos e, por isso, devido à monta de atividades, os trabalhos tiveram que ser iniciados antes mesmo do dia oficial do evento. Assim, desde o dia 13 de junho, já foram realizadas as seguintes ações: Oficina de crochê em malha, testes rápidos para verificação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), cortes de cabelo e palestras sobre diversos temas como: Identidade e valorização pessoal, com a psicóloga Patrícia de Fátima Abreu Costa; exposição de testemunhos do Grupo de Narcóticos Anônimos de Adamantina; Água e Meio ambiente; Resiliência; formas de contágio e prevenção de DSTs. Além disso, os reeducandos receberam livros arrecadados e doados pelo Interact de Pacaembu e assistiram à palestra “Renovo” de Fernando Gomes.
ORGANIZAÇÃO – A Jornada do CPP de Pacaembu é fruto das seguintes parcerias: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Receita federal, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado, Departamento de Atenção ao Egresso e Família, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Célula de Referência Técnica da Região Oeste, Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Prefeitura de Pacaembu, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdades Adamantinense Integradas (FAI), Interact Clube de Pacaembu, Casa da Amizade do Rotary Club de Osvaldo Cruz, Centros “Paula Souza” de Adamantina e Osvaldo Cruz, Caterra – Trento Assessoria e Consultoria, Cenaic – Centro Nacional Integrado de Cursos de adamantina (cabeleireiro Fábio Colette) e Narcóticos Anônimos de Adamantina

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Administração Penitenciária