Nesta terça-feira, 26, a Penitenciária de Flórida Paulista receberá a 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade que vem percorrendo as unidades prisionais do Estado de São Paulo e tem como objetivo oferecer aos sentenciados serviços e documentos pessoais, dando a eles condições para estudar, trabalhar, prestar exames públicos e, consequentemente, contribuir também para remissão de pena oriunda do trabalho e educação. No geral, é um auxílio para retomada da vida em liberdade.
De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), a Penitenciária de Flórida Paulista é a 22º a receber a caravana social que, na data de hoje, possui uma população carcerária de 1.935 sentenciados cumprindo pena em regime fechado, embora a capacidade do local seja para 768. Destes, 162 acabaram de concluir ensino fundamental ou médio, 695 trabalham para empresas privadas na montagem e embalagem de prendedores e costura de bolas e outros 164 executam serviços internos de limpeza, cozinha, manutenção e conservação predial da unidade.
O acontecimento terá início com cerimônia de abertura às 9h, na presença de autoridades locais durante o qual um grupo de sentenciados fará apresentação musical e outros demonstrarão ao vivo como são desenvolvidos os trabalhos na unidade. Ao público estarão expostos cartazes sobre cidadania produzidos durante as aulas escolares, artesanatos e um caderno de poesias escritos por reeducandos. Logo após, o evento segue com emissão e atualização de documentos pessoais como Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os beneficiados ainda participarão de palestras voltadas à saúde (higiene bucal e saúde mental) e reintegração social, bem como, receberão atendimentos médicos e jurídicos, testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), glicemia e pressão arterial.
Devido à demanda, algumas ações tiveram início em 19 de julho e seguiram ao longo da semana. Entre elas, palestras com os temas: trabalho como exercício à cidadania, saúde do homem, valorização e perspectiva de vida, DST’s, família, o primeiro passo para começar o seu negócio, condicionamento físico, liberdade e espiritualidade. Também foram realizadas oficinas culturais com exibição de filme, artesanato com jornal e crochê em malha.
A jornada é uma realização da SAP, através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil – IIRGD e executado pela Croeste.